(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Francisco Búrzio, 465 - Centro - Ponta Grossa

| Dermatologia: Como ela pode contribuir para a Medicina do Trabalho? |

Conheça um pouco mais sobre a área e como a mesma pode ser eficaz em tratamentos em doenças ocupacionais

Dermatologia está entre as áreas da medicina capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da pele.  

É através dela que tratamentos tanto de beleza como clínicos são realizados afim de trazer mais vida ao maior órgão do corpo humano.  

No ambiente de trabalho, a especialidade também possui uma importante missão no que diz respeito a saúde do trabalhador.  

A exposição da pele a diversos meios como o sol, alergênicos, químicos e muitos outros produtos pode trazer danos e o diagnóstico precoce faz toda a diferença para evitar ou minimizar riscos ocupacionais.  

Com intuito de falar um pouco mais sobre a especialidade e como sua atuação pode favorecer o ambiente ocupacional esse post foi criado. 

Aqui você irá descobrir o que é Dermatologia, o que são dermatoses ocupacionais e como a especialidade contribui para a saúde do trabalhador. 

 

Afinal o que é a Dermatologia? 

A Dermatologia é uma especialidade médica que tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir doenças desenvolvidas na pele, mucosascabelos, unhas e pelos. 

A especialidade conta com vários ramos de atuação e pode atuar tanto no diagnóstico de patologias, como também  solucionar problemas estéticos, assim como fazer a manutenção da pele. 

 

O que são Dermatoses Ocupacionais? 

Dermatoses Ocupacionais, por sua vez, são alterações na pele e em seus anexos desenvolvidos pela atividade profissional desenvolvida em si ou pelo ambiente de trabalho. 

As alterações são variadas e podem incluir desde uma dermatite de contato por algum tipo de agente irritante, assim como úlceras distrofias.  

Dentre as principais causas desse tipo de problema está o contato direto ou indireto com substâncias presentes no ambiente de trabalho como agentes biológicos (fungos, bactérias e vírus), agentes físicos como o excesso de sol, calor e frio, agentes químicosprodutos alergênicos, assim como alterações no ambiente como excesso de umidade 

 

A Dermatologia no Ambiente de Trabalho  

Os riscos ocupacionais para os problemas de pele são comuns e afetam principalmente os trabalhadores que são expostos a radiação ultravioleta. 

Estudos mostram que as medidas preventivas para esse tipo de patologia ainda não é tão eficaz, uma vez que o uso de protetor solar não é uma regra, porém é indicado para áreas onde o EPI – Equipamento de Proteção Individual não protege de forma absoluta.  

Cada vez mais diagnósticos de  dermatoses ocupacionais são encontradas e a especialidade vem se tornando importante para o ambiente de trabalho. 

O encontro de dermatoses ocupacionais, principalmente de trabalhadores que trabalham sob os sol, como os rurais, reforçam a necessidade de colocar a dermatologia como um campo importante nos exames periódicos dos trabalhadores.  

O diagnóstico precoce de doenças dermatológicas salva vidas.  

 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto?  

Converse com a nossa equipe clicando aqui!  

 

 

Leia também: 

O que é Dermatose Ocupacional?  

NR31: O que diz a nova Revisão?