(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008
contato@medvitae.com.br
R. Francisco Búrzio, 465 - Centro - Ponta Grossa
A Dermatologia está entre as áreas da medicina capazes de melhorar a qualidade de vida das pessoas através da pele.
É através dela que tratamentos tanto de beleza como clínicos são realizados afim de trazer mais vida ao maior órgão do corpo humano.
No ambiente de trabalho, a especialidade também possui uma importante missão no que diz respeito a saúde do trabalhador.
A exposição da pele a diversos meios como o sol, alergênicos, químicos e muitos outros produtos pode trazer danos e o diagnóstico precoce faz toda a diferença para evitar ou minimizar riscos ocupacionais.
Com intuito de falar um pouco mais sobre a especialidade e como sua atuação pode favorecer o ambiente ocupacional esse post foi criado.
Aqui você irá descobrir o que é Dermatologia, o que são dermatoses ocupacionais e como a especialidade contribui para a saúde do trabalhador.
A Dermatologia é uma especialidade médica que tem como objetivo diagnosticar, tratar e prevenir doenças desenvolvidas na pele, mucosas, cabelos, unhas e pelos.
A especialidade conta com vários ramos de atuação e pode atuar tanto no diagnóstico de patologias, como também solucionar problemas estéticos, assim como fazer a manutenção da pele.
Dermatoses Ocupacionais, por sua vez, são alterações na pele e em seus anexos desenvolvidos pela atividade profissional desenvolvida em si ou pelo ambiente de trabalho.
As alterações são variadas e podem incluir desde uma dermatite de contato por algum tipo de agente irritante, assim como úlceras e distrofias.
Dentre as principais causas desse tipo de problema está o contato direto ou indireto com substâncias presentes no ambiente de trabalho como agentes biológicos (fungos, bactérias e vírus), agentes físicos como o excesso de sol, calor e frio, agentes químicos, produtos alergênicos, assim como alterações no ambiente como excesso de umidade.
Os riscos ocupacionais para os problemas de pele são comuns e afetam principalmente os trabalhadores que são expostos a radiação ultravioleta.
Estudos mostram que as medidas preventivas para esse tipo de patologia ainda não é tão eficaz, uma vez que o uso de protetor solar não é uma regra, porém é indicado para áreas onde o EPI – Equipamento de Proteção Individual não protege de forma absoluta.
Cada vez mais diagnósticos de dermatoses ocupacionais são encontradas e a especialidade vem se tornando importante para o ambiente de trabalho.
O encontro de dermatoses ocupacionais, principalmente de trabalhadores que trabalham sob os sol, como os rurais, reforçam a necessidade de colocar a dermatologia como um campo importante nos exames periódicos dos trabalhadores.
O diagnóstico precoce de doenças dermatológicas salva vidas.
Ainda tem dúvidas sobre o assunto?
Converse com a nossa equipe clicando aqui!
Leia também:
O que é Dermatose Ocupacional?
NR31: O que diz a nova Revisão?