(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Coronel Dulcídio, 1085 - Ponta Grossa

| EPI de Trabalho Agrícola: A importância do equipamento de segurança no campo |

Saiba quais são e porque são indispensáveis para os trabalhadores rurais

Toda área de trabalho requer o uso de Equipamento Individual de Segurança (EPI) e com o trabalho agrícola isso não é diferente. 

O EPI para o trabalhador rural é indispensável, uma vez que auxilia na proteção do mesmo diante de produtos tóxicos como os defensivos agrícolas e picadas de insetos e animais perigosos. 

Neste post trazemos quais sãos os equipamentos utilizados no campo e como eles fazem diferença na hora de evitar uma possível intoxicação. 

 

Trabalho Agrícola: Quais são os EPIs necessários? 

Todo o EPI tem como objetivo garantir a integridade física e a saúde do trabalhador. Pela lei todos os trabalhadores, inclusive os rurais devem fazer uso do equipamento, assim como fazer a manutenção e limpeza do material de modo a assegurar sua vida útil e eficácia. 

Para cada ação dentro do campo são necessários EPIs diferentes devido ao elemento a ser manuseado. Em colheitas equipamentos usados na proteção da aplicação de defensivos agrícolas, por exemplo, requerem além do uso, treinamento para vestir adequadamente.  

De modo geral os EPIs necessários são:

-Luvas 

-Avental 

-Touca árabe 

-Máscara 

-Vestimenta e Calçados de proteção 

Uso Correto dos Equipamentos 

Assim como fazer uso dos equipamentos, utilizá-los de forma adequada também faz toda diferença na proteção. Cada agroquímico requer um tipo de EPI e verificar sua bula antes do manuseio é importante.  

De acordo com a norma regulamentadora NR31, os EPIs rurais devem seguir uma ordem de vestir e retirar o mesmo devido a sua alta contaminação. 

 

Para vestir o trabalhador precisa seguir a seguinte ordem:  

1)  As Calças; 

2) O Jaleco; 

3) As botas; 

4) O avental; 

5) O respirador; 

6) A viseira facial; 

7) O boné árabe; 

8) Por fim as Luvas;  

 

Já para retirar os equipamentos a ordem é diferente e segue a ordem a seguir: 

1) O boné árabe; 

2) A viseira facial; 

3) O avental; 

4) O jaleco; 

5) As botas, calças e luvas;  

6) E por fim o respirador; 

 

Por que os EPIs rurais são importantes? 

Durante o trabalho agrícola o contato com equipamentos perigosos, assim como animais peçonhentos é constante. Os equipamentos servem justamente para preservar a saúde do trabalhador e trazer a ele segurança durante sua jornada de trabalho.  

As intoxicações acontecem de diversas formas desde a inalação, como o contato com os olhos e boca, além do contato direto com a pele.  

Esse tipo de EPI é recomendado para todos os trabalhadores da área tanto aquele que trabalha no plantio e colheita como aqueles que atuam no armazenamento e transporte dos defensivos agrícolas 

O uso do EPI rural permite que danos a vida sejam evitados, visto que a toxidade dos produtos varia de potencial podendo ser extremamente tóxico.  

 

Diante de tudo que já falamos sobre os EPIs rurais é também importante ressaltar que o uso do equipamento deve estar atrelado as boas práticas de segurança no campo. Tanto o empregador assim como o empregado devem fazer suas partes para prevenir problemas graves no ambiente de trabalho. Um trabalho seguro é muito mais produtivo!