(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Coronel Dulcídio, 1085 - Ponta Grossa

| Exame de Acuidade Visual e sua importância para o trabalhador |

Conheça o que esse exame detecta e o por que faz parte da medicina ocupacional

 

O exame de acuidade visual, conhecido também como exame de vista, faz parte dos exames periódicos estabelecidos aos trabalhadores.

Voltado para avaliar a capacidade da visão, o exame é considerado fundamental na medicina do trabalho, uma vez que traz ao trabalhador condições reais de como anda sua visão e quais riscos ela pode trazer a sua função.

Mas afinal o que o exame de acuidade avalia?

Esse tipo de exame consegue detectar se o trabalhador possui ou não algum déficit de visão.

O mesmo pode ser realizado de duas formas e devem ser realizados tanto na admissão do funcionário, assim como durante o período em que o mesmo permanece na empresa.

Dentre as principais avaliações do exame está a capacidade do olho em visualizar detalhes espaciais como o contorno e forma de objetos.

Por quem e como ele é realizado?

Esse tipo de exame deve ser realizado por um profissional de saúde habilitado. Dentre as formas em que o exame pode ser realizado estão:

Escala de Sinais de Snellen: o qual é referente a uma tabela de letras e linhas cujo a leitura acontece da maior para menor e tem como objetivo analisar a graduação que representa a acuidade visual.

Medida por meio de Equipamentos Oftalmológicos: o qual utilizam pranchas de Ishihara, onde os números se distinguem dos outros e também são de cores diferentes capazes de diagnosticar o daltonismo.

 

Medicina Ocupacional: A importância do exame para o empregado

A realização do exame se faz necessária por todos os funcionários uma vez que é capaz de detectar problemas na visão do trabalhador e dessa forma evitar problemas que podem acontecer devido a isso.

Quando problemas são detectados, o trabalhador é encaminhado a um médico oftalmologista para dessa forma fazer um diagnóstico mais preciso e indicar o uso de óculos se necessário.

O exame de acuidade é solicitado tanto na admissão como também de forma periódica pela empresa de modo a entender se o dano a visão também pode estar relacionado a sua função dentro da empresa e dessa forma tomar todas as medidas de prevenção indicadas pelo PCMSO.

É importante ressaltar que nem todos os danos também estão ligados a atividade ocupacional.

Curiosidades sobre o exame

-O exame de acuidade visual foi criado em 1843.

-No Brasil pessoas com a acuidade visual abaixo de 20/200 são consideradas cegas.

-A acuidade visual baixa pode ser sinal de doenças oftalmológicas como: miopia, hipermetropia e astigmatismo. Doenças como catarata, doenças da retina e glaucoma também estão ligadas ao problema.

-Acredita-se que aves de caça como falcões, por exemplo, possuem uma acuidade visual bem melhor do que a de humanos. Enquanto as pessoas contam com acuidade em torno de 20 a 10, a do animal chega em torno de 20 a 2.

Quer saber mais sobre o exame de acuidade visual e como implantá-lo na empresa através do PCMSO?

Converse com os especialistas da MedVitae