(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Francisco Búrzio, 465 - Centro - Ponta Grossa

| FAP: Quais seus principais benefícios? |

Saiba o que é esse tipo de índice e como ele contribui com o ambiente corporativo 

 

FAP  – Fator Acidentário de Prevenção está entre os índices importantes para diminuir gastos que as empresas geram durante o ano referente a contratação de funcionários.  

Os riscos de acidentes de trabalho ainda são situações bastante caóticas nas empresas e quanto mais insegura o ambiente se torna, mais gastos a empresa precisa arcar.  

Recentemente fizemos um post sobre o RAT, o Risco do Ambiente de Trabalho, o qual é uma taxa previdenciária cobrada pelo governo para as empresas conforme os riscos do funcionário na atividade exercida. 

O valor arrecado é para suprir os processos previdenciários que muitas empresas deixam acontecer pelos acidentes de trabalho, onde acabam por forçar muitas pessoas a se aposentarem de forma especial, por invalidez ou também através do auxílio-doença.  

Em contrapartida, o FAP vem sendo uma importante medida de contenção de gastos por promover a saúde e segurança nos ambientes corporativos e assim contribuir para que os gastos relacionados ao RAT sejam menores.  

De modo a explicar um pouco mais sobre como o FAP funciona e como ele contribui para as empresas esse post foi desenvolvido. Se você tem dúvidas sobre o assunto, não deixe de acompanhá-lo até o final.  

 

O que é o FAP? 

FAP é a sigla que significa Fator Acidentário de Prevenção e é definido como um índice utilizado para medir o desempenho das empresas em tudo o que se refere a saúde e segurança dentro do ambiente de trabalho de modo a evitar acidentes.  

De modo geral podemos afirmar que quanto maior foi o FAP da empresa, menor será sua taxa previdenciária destinada a arcar com custos de saúde por acidentes de trabalho. 

 

Como o FAP funciona? 

O FAP foi criado pelo governo federal em 2010 e desde então é um sistema de bonificação sobre o seguro de acidentes de trabalho destinado a cada colaborador.  

A alíquota de pagamento para as empresas é divida em três grupos, as quais variam conforme o risco envolvido na atividade desenvolvida pela empresa.  

Os valores antes pagos eram fixos e para tentar distribuir melhor o custo o FAP foi criado. 

Seu cálculo varia conforme o empenho da empresa em promover a saúde segurança do colaborador, assim como em evitar acidentes de trabalho.  

O FAP funciona como um fator de multiplicação para o RAT onde a metodologia de cálculo se baseia no sistema “bônus x maluso qual pode cortar a tarifa pela metade ou duplicá-la conforme as ocorrências de acidentes de trabalho. 

 

Quais os benefícios para as empresas? 

Ambientes seguros são muito mais produtivos, ou seja, quanto mais se investe em saúde e segurança no trabalho, mais a empresa tende a ganhar.  

Os benefícios do FAP trazem economia as empresas, tanto pela diminuição dos custos com a previdência, assim como menos afastamentos e processos trabalhistas.  

Para o colaborador, um ambiente de trabalho saudável permite desenvolver seu melhor desempenho, assim como a ter uma qualidade de vida.