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| Ginástica Laboral: 5 exercícios que podem contribuir durante o trabalho home-office |

Conheça um pouco sobre esse tipo de ginástica e como ela pode ajudar durante a pandemia

 

A Ginástica Laboral é definida como um conjunto de exercícios capazes de proporcionar bem estar aos funcionários durante o ambiente de trabalho.

Com objetivo de melhorar a saúde do trabalhador, a ginástica visa evitar lesões dos funcionários por exercícios repetitivos ou outras doenças ocupacionais.

Durante a pandemia do novo coronavírus, o trabalho home-office vem sendo uma das alternativas para diminuir a propagação do vírus e apesar de não estar dentro do escritório a ginástica ainda pode ser realizada pelo colaborador de modo a favorecer seu bem-estar durante o trabalho.

5 exercícios que podem ser realizados mesmo durante o home-office

Para contribuir durante esse período listamos abaixo 5 exercícios que podem ajudar durante o trabalho home-office e contribuir tanto com relaxamento como com a produtividade. Confira:

1- Respire

O primeiro passo é respirar. Antes de iniciar qualquer atividade a técnica de respiração pode ser utilizada para trazer tranquilidade e relaxamento. Ela pode ser feita da seguinte forma: inspire fundo e solte a respiração até o final. Faça esse exercício sempre que necessário pelo menos 5 vezes seguidas.

Os exercícios de respiração diafragmáticas são considerados importantes na redução do nível de tensão de todo sistema miofascial.

2- Movimente-se para frente com as mãos entrelaçadas

Esse movimento consiste em um alongamento feito com os braços, onde os mesmos se mantem para frente e as mãos entrelaçadas entre si. As pernas devem ficar afastadas um pouco entre elas e o movimento deve acontecer de modo que a cabeça vá em direção ao chão e os braços fiquem acima dos ombros.

Esse exercício contribui significativamente para diminuir as dores dos ombros.

3- Use a parede a seu favor!

Nesse exercício, o colaborador pode utilizar a parede como apoio. Ao encostar as costas na parede, os braços devem se erguer e voltar a posição inicial, estilo o movimento de “anjinho na neve”. Dessa forma o movimento deve ser repetido 10 vezes.

Esse exercício favorecerá para que os ombros funcionem melhor.

4- Utilize a parede mais uma vez

Novamente a parede será uma importante aliada na hora de alongar o corpo. Dessa vez de frente para ela coloque os braços esticados para cima e pressione o torax para baixo, de modo a formar uma espécie de” cadeira”. Envolva a musculatura puxando o umbigo para a coluna.

Esse movimento alongará toda a região superior do corpo , incluindo os ombros.

5- Fortaleça as pernas

Sentada em uma cadeira, flexione o joelho 10 vezes de modo que a última repetição permaneça mais de 20 segundos.

Esse exercício age diretamente nas coxas.

A ginástica laboral é uma ótima ferramenta para a saúde e segurança do trabalhador e ao fazê-la além de manter o bem-estar do funcionário também favorece a produtividade e também a motivação do mesmo no ambiente de trabalho .

Ainda tem dúvidas sobre o tema?
Converse com os especialistas da MedVitae.