(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Coronel Dulcídio, 1085 - Ponta Grossa

| A importância do enfermeiro no ambiente ocupacional |

Conheça os benefícios que o profissional pode trazer aos trabalhadores 

Enfermeiro no ambiente ocupacional

 

Na última semana foi comemorado o Dia Mundial do Enfermeiro e não  poderíamos  deixar de falar sobre a importância  dele no ambiente ocupacional, uma vez que o acompanhamento dos trabalhadores, assim como a realização dos primeiros socorros dentro da empresa  fazem diferença.  

Ao falar sobre a enfermagem é comum pensarmos logo no profissional que atua dentro dos hospitais. Porém  assim como qualquer  outra profissão, o enfermeiro pode optar por diversos outros segmentos como é  o caso do ambiente corporativo.  

 

Qual o  papedo enfermeiro no ambiente ocupacional?  

Dentro da legislação trabalhista é obrigatório que empresas de porte grande passem a adotar o Programa de Controle Médico e Saúde Ocupacional (PCMSO), o qual atua diretamente na criação de  medidas que proporcionam melhores condições de saúde aos trabalhadores. 

Dentro  desse programa, o enfermeiro é o responsável por supervisionar e implementar as atividades  de enfermagem nas  empresas, além de também acompanhar a atividade dos técnicos e auxiliares de enfermagem dentro do ambiente de trabalho.  

Dentre as  principais funções da enfermagem nesse segmento também  está  o estudo das condições de trabalho e o debate com toda a equipe sobre as necessidades de projetos voltados para segurança, higiene, ergonomia de  modo a garantir melhores condições de trabalho.  

 

Benefícios que a enfermagem pode trazer para as empresas 

Ter um enfermeiro dentro do ambiente organizacional pode trazer benefícios importantes. Dentre eles  estão:

 

-Elaborar e executar planos, projetos e programas de proteção a saúde do trabalhador.

-Estudar as principais causas de falta no trabalho pelos trabalhadores.

-Desenvolveprojetos que melhoram o bem-estar do trabalhador e dessa forma proporcionam aumento da  produtividade pelo mesmo. 

-Planejar e executar programas de educação continuada e sanitária de  modo a estimular métodos saudáveis e prevenir doenças ocupacionais de  modo a melhorar a produtividade. 

-Cria estratégicas para uso correto do EPI e assim evitar acidentes de trabalho.

 

As ações desenvolvidas pelo profissional são vistas de forma nítida pelo ambiente ocupacional. Um estudo divulgado pelo Portal Educação ressalta que as empresas que contratam enfermeiros encontram uma relação de custo-benefício, uma vez que as ações desenvolvidas pelo profissional trazem mais segurança na relação de trabalho e também apresentam melhor desempenho e qualidade de vida dos trabalhadores.  

 

Por que ter um enfermeiro no ambiente ocupacional é importante?  

De todas as ações  que o enfermeiro de trabalho pode realizar citadas acima e que são  consideradas  importantes, também é necessário falar que o profissional pertence ao ramo da saúde pública e sua principal meta é a saúde e o bem-estar dos trabalhadores.  

A importância  do profissional se dá ao trabalho realizado por ele e que visa a precaução a danos, lesões, doenças e síndromes ocupacionais de modo a  habilitar o profissional a realizar sua função com o máximo de eficiência e eficácia. 

 

Se você deseja saber mais sobre o papel do enfermeiro dentro do ambiente organizacional e a necessidade do PCMSO para sua empresa converse com os profissionais da MedVitae clicando aqui!