(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Francisco Búrzio, 465 - Centro - Ponta Grossa

| O que diz a ISO 45001? |

Conheça um pouco mais sobre essa exigência e para que ela serve 

Acidentes de Trabalho ainda são uma realidade bem grande no Brasil e a ISO 45001 é uma das ISOs  que vem estabelecer normas técnicas sobre a saúde e segurança do colaborador de modo a tentar diminuir situações como esta. 

Nesse post nós vamos explicar o que é ISO e falar em especial da 45001, umas das principais para o ambiente de trabalho.  

Se você tem dúvidas sobre o assunto acompanhe nosso artigo a seguir.  

 

Afinal o que é ISO?  

ISO é uma sigla em inglês que se refere a Organização Internacional de Normalização, uma organização que tem como objetivo reunir e discutir os melhores meios e formas para unificar e coordenar os padrões industriais através de normas técnicas.  

No Brasil, a responsável por emitir esse tipo de norma para o país é a Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).  

 

O que diz a ISO 45001?  

A ISO 45001 é uma norma internacional voltada exclusivamente para o Sistema de Gestão de Saúde e Segurança Ocupacional, onde sua implementação mostra a responsabilidade da empresa sobre a saúde de seus colaboradores.  

Esse tipo de norma deve ser aderida por qualquer empresa que vise a promoção dos cuidados que zelem para a segurança de seus colaboradores e diminuam os acidentes de trabalho dentro da instituição.  

 

Para que serve essa norma? 

A norma serve para a criação de ações preventivas dentro das empresaatravés de um sistema de gestão ocupacional, o qual bem estruturado pode ser bastante efetivo e eficiente para evitar possíveis acidentes de trabalho. 

As ações de prevenção, proteção e conscientização se tornam uma importante ferramenta de alerta sobre os riscos, assim como para o correto controle operacional. 

 

Quais os principais benefícios? 

Os benefícios dessa norma proporcionam ambientes de trabalho mais seguros. Dentre eles estão: 

Qual a recomendação para quem deseja implementar a ISO 45001? 

A implementação da norma exige um bom conhecimento em segurança  e esclarecimentos, por isso a recomendação é que seja investido em uma empresa especializada no assunto, de modo que todos os passos e procedimentos sejam seguidos à risca e os benefícios adquiridos.  

Caso a empresa decida realizar por si só alguns passos precisam ser seguidos como:  

 

Se você possui dúvidas sobre o assunto entre em contato com a equipe especializada da Medvitae!