(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Francisco Búrzio, 465 - Centro - Ponta Grossa

| O que é o Perfil Profissionográfico Previdenciário? |

Conheça um pouco mais sobre o assunto e como ele age na vida do colaborador

O Perfil Profissionográfico Previdenciário, também conhecido como PPP, ainda é pouco falado entre os colaboradores, mas possui um papel bastante importante no que diz respeito ao fator previdenciário de cada um.

Com características de segurança no trabalho, esse tipo de documento é um importante aliado na proteção dos direitos dos colaboradores, assim como também de proteção as empresas em ações judiciais trabalhistas.

Mas afinal o que é de fato o PPP? Através desse post tentamos esclarecer um pouco mais sobre o assunto. Também tem essa dúvida? Então acompanhe abaixo.

 

O que é o Perfil Profissionográfico Previdenciário?

O Perfil Profissionográfico Previdenciário é um relatório desenvolvido com base em todos os dados históricos laboral do colaborador.

Nele estão inseridas informações importantes desde o tempo de serviço, assim como a função exercida, as atividades desenvolvidas e a exposição do colaborador a agentes nocivos.

O PPP também relata todas as condições apresentadas no ambiente de trabalho e como a saúde do colaborador se comportou em cada fase do seu tempo de serviço.

Vale ressaltar que esse tipo de documento é essencial para o cumprimento de uma exigência da previdência social.

 

Mas para que esse tipo de documento serve?

O PPP é um documento obrigatório por lei e serve para garantir direitos aos colaboradores, assim como reforçar o compromisso da empresa com a saúde e segurança no colaborador.

O PPP tem como base a aposentadoria do colaborador e é apresentada a previdência social de modo a auxiliar o trabalhador quanto seus dados previdenciários.

De acordo com a lei trabalhista 8.213/91 esse tipo de documento precisa ser mantido de forma atualizada pelo empregador, que ao rescindir o contrato trabalhista fornece ao colaborador uma cópia do mesmo para fins de concessão de benefícios previdenciários como a aposentadoria especial.

É importante frisar que a aposentadoria especial se dá ao trabalhador exposto em condições nocivas à saúde, a qual é especificada no Perfil Profissionográfico Previdenciário, que por sua vez, além de identificar a exposição, também reforça o uso de todos os aparatos de saúde e segurança necessários para prevenção ou minimização dos danos causados pelo ambiente.

Qual a importância dos programas de prevenção à saúde nesse caso?

A política de prevenção de riscos ambientais, assim como de saúde ocupacional são essenciais para a saúde e segurança do colaborador.

Para o PPP, em especial, os programas de prevenção mostram o comprometimento do empregador quanto à segurança do seu colaborador e como o ambiente ocupacional pode vir a interferir em sua qualidade de vida caso medidas não sejam tomadas.

A criação do PPP por parte da empresa é uma comprovação essencial para o INSS, tendo em vista que o mesmo contribui significativamente no processo administrativo de concessão. É importante lembrar que sem esse tipo de documento a aposentadoria fica bem mais difícil, e demorado.

 

 

Ainda tem dúvidas como esse documento precisa ser preenchido? Converse com a equipe especializada na MedVitae.