(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Francisco Búrzio, 465 - Centro - Ponta Grossa

| O que é RAT? |

Saiba do que se trata o assunto e como ele interfere nas empresas 

 

RAT significa Risco Ambiental do Trabalhouma contribuição da Previdência que tem como foco assegurar o trabalhador em caso de Acidente de Trabalho.  

Esse tipo de custo é uma das maneiras encontradas pelo governo federal de garantir o atendimento ao trabalhador e dar um peso maior para as atividades ocupacionais que oferecem riscos à saúde. 

O assunto ainda é bastante confuso por parte das empresas e por isso, através desse post, buscamos esclarecê-lo um pouco mais.  

Se você tem dúvidas sobre o tema também, não deixe de acompanhar nosso artigo a seguir. 

 

Afinal o que é o RAT? 

Como explicamos acima RAT é a sigla que significa Risco Ambiental de Trabalho  e é a denominação usada para uma taxa exigida pela previdência social cobrada aos empregadores sob alegação dos riscos ocupacionais que as atividades desenvolvidas trazem. 

Um ambiente de trabalho pode envolver muitos riscos e colocar a integridade do colaborador tanto física como mental em xeque. 

Para cobrir os custos previdenciários nessas situações é que o RAT entra em cena e age como um seguro capaz de garantir custos como invalidez, auxílio-doença e aposentadorias especiais devido ao acidentes de trabalho. 

 

Como ele é calculado? 

O RAT é calculado conforme o risco apresentado pelo ambiente ocupacional. 

Quanto maior for a insegurança, maior será a taxa e a alíquota varia em torno de 1 a 3% 

Os riscos envolvidos são baseados na Classificação Nacional de Atividades Econômicas (Cnae) e estão previstos no Decreto 6.957 de 2009.  

Vale ressaltar que as taxas devem ser pagas por trabalhador e apesar de controlável, o valor pode sofrer alterações para mais ou para menos conforme as situações em que o funcionário é exposto. 

Além disso, caso o ambiente ocupacional apresente exposição nociva e gere aposentadorias especiais, a porcentagem sob ainda mais conforme o tempo de contribuição podendo ser de 6% a 12%. 

 

Por que os investimentos em saúde e segurança do trabalhador podem ajudar? 

Conforme vimos, a taxa cobrada pelo governo varia conforme a insegurança e riscos apresentados pela empresa.  

As taxas podem ser diminuídas de forma significativa quando o investimento em na área de saúde e segurança acontecem fortalecem o chamado FAP – Fator Acidentário de Prevenção, um instrumento utilizado para valorizar as empresas que investem no SST e que conforme o grau de investimento e índice de acidentes de trabalho consegue diminuir as taxas do RAT em até 50%.  

 

 

Ainda ficou com alguma dúvida? 

Entre em contato com a nossa equipe através do e-mail contato@medvitae.com.br