(42) 3028-1377 | (42) 9816-0008

contato@medvitae.com.br

                       Logo MedVitae

R. Coronel Dulcídio, 1085 - Ponta Grossa

| Saiba as diferenças entre PPRA e PCMSO |

O Programa de Prevenção de Riscos Ambientais (PPRA) e o Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) são, por lei, obrigatórios em todas as empresas que contratam funcionários. Cada um tem sua função, mas ambos são iniciativas que visam o bem-estar do colaborador no ambiente de trabalho.

 

O que é PPRA?

Trata-se de uma Legislação Federal que consta na Norma Regulamentadora nº 09, emitida pelo Ministério do Trabalho e Emprego no ano de 1994.

Seu objetivo é estabelecer uma metodologia de ação que garanta a preservação da saúde e integridade dos trabalhadores, pelos riscos dos ambientes de trabalho.

Os riscos ambientais, para o PPRA, são os agentes físicos, químicos e biológicos no ambiente de trabalho, que são capazes de causar danos aos trabalhadores.

A elaboração do PPRA é obrigatória para todos os empregadores, sem importar o grau de risco ou a quantidade de empregados.

 

O que é PCMSO?

Previsto na Norma Regulamentadora nº 07, visa identificar antecipadamente qualquer desvio que possa comprometer a saúde dos colaboradores.

É por meio dele que se determina a realização dos exames obrigatórios, como:

Admissionais;

Periódicos;

Mudança de função;

Demissionais.

Segundo a norma, o empregador deve indicar o responsável pela execução e implementação do programa, que deve ser um médico do SESMT.

 

A MedVitae possui diversas soluções que auxiliam na gestão de Saúde e Segurança no Trabalho, como treinamentos, clínica médica, cursos, etc.

Coronel Dulcídio, 1085
(42) 30281377 | (42) 998160008

facebook.com/medvitae

@medvitae_pg