Ambiente de Trabalho: Como ele afeta a produtividade?

ambiente de trabalho e produtividade

Conheça a relação íntima entre o ambiente de trabalho e a produtividade e porque existe essa interferência

 

Que um ambiente de trabalho saudável faz bem aos colaboradores, nós não podemos negar. 

Afinal, já existem pesquisas que falam sobre a relação íntima entre a qualidade de vida do trabalho e a produtividade.  

Se você é empresário com certeza também já se preocupou alguma vez com a produção da sua equipe, mas pode não ter reparado o quanto o ambiente si, é um fator decisivo para melhorá-la. 

Através desse conteúdo você irá conhecer um pouco mais sobre essa relação e como melhorar a produtividade da sua empresa modificando o ambiente de trabalho. Acompanhe! 

Aqui você vai descobrir: 

  • A relação entre ambiente de trabalho e a produtividade;
  • Problemas que podem afetar a produção da empresa;
  • Dicas para manter o ambiente de trabalho e a produtividade em harmonia;

ambiente de trabalho e produtividade

A relação entre ambiente de trabalho e a produtividade

 

Antes de entrarmos nos problemas que as ações no ambiente de trabalho podem trazer a produtividade da sua empresa e ressaltar dicas para amenizá-los é importante entender a relação entre eles. 

Você sabia que o profissional feliz é capaz de ser  31% mais produtivo do que aquele que não é?

Pois é! É o que revela um estudo desenvolvido pela Universidade da Califórnia. Além disso, a pesquisa também reforça que funcionários felizes são bem mais dispostos para vender, aumentando em si 37% das vendas. 

Ou seja, quanto mais o ambiente de trabalho for agradável e saudável para o colaborador, melhor será seu desempenho nas atividades ocupacionais, pois o mesmo se sentirá motivado a realizar as ações. 

 

Problemas que podem afetar a produção da empresa

 

E antes de criar um ambiente mais saudável para os colaboradores vale a pena identificar os problemas que pode estar afetando a produtividade da empresa. 

Dentre alguns estão a insatisfação do colaborador pelo ambiente de trabalho ocasionada pela falta de valorização, ausência de diálogo entre as partes e até mesmo as poucas oportunidades de crescimento. 

Além desses que citamos a falta de flexibilização, excesso de carga horária, falta de treinamento ou até mesmo de suporte tecnológico adequado e falta de segurança no ambiente de trabalho também podem estar entre problemas afetam a produção. 

 

Dicas para manter o ambiente de trabalho e a produtividade em harmonia

 

Mas calma! Caso você tenha identificado alguns dos problemas acima e teve a impressão que eles podem mesmo estar interferindo na produtividade da empresa algumas dicas podem te ajudar a mudar o cenário. 

Separamos abaixo algumas delas, contudo você também pode e deve conversar com empresas que entendem do assunto para melhorar suas ações, combinado?

Dentre as dicas estão:

  • Confira o espaço da sua empresa e monte um ambiente de trabalho físico adequado, longe de ruídos se for escritório, por exemplo, ou então capriche na saúde e segurança do trabalho com o uso de EPIs e EPCs; 
  • Incentive o bom relacionamento dos colegas de trabalho através de eventos de integração e atividade que cooperam, por exemplo. Fortaleça o laço entre eles;
  • Adote um estilo de liderança participativa de modo a adquirir respeito e admiração de seus colaboradores sem uso do medo; 
  • Valorize seus funcionários mostrando o quanto ele é importante para a empresa e invista na flexibilização de modo a atentar as necessidades dos colaboradores para fomentar sua motivação.

 

Esse conteúdo foi útil para você?

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?