NR10: A importância dela para o trabalho elétrico

trabalho elétrico

Conheça curiosidades sobre a NR10 e por que ela é importante para o ambiente de trabalho elétrico

 

A NR10- Norma Regulamentadora de número 10,  que define os requisitos mínimos de segurança para o trabalho elétrico, está entre as mais conhecidas entre os colaboradores.

Afinal, se você não tiver o treinamento adequado para esse tipo de serviço você não poderá executá-lo.

Por isso ela sempre está em pauta no ambiente de trabalho. 

Mesmo assim, colaboradores novos ou profissionais que não são da área ficam com dúvidas sobre o assunto e não sabem sua real importância.

Nós já falamos sobre a NR10 aqui no blog outras vezes, contudo é sempre bom relembrar o quanto a norma é essencial para quem lida com eletricidade. 

Assim, criamos um novo conteúdo sobre o assunto!

E trazemos dessa vez curiosidades sobre a norma e reforçamos sua importância para quem atua no trabalho elétrico. Acompanhe! 

 

trabalho elétrico

 

Aqui você vai ver:

  • A incidência de acidentes no trabalho elétrico;
  • NR10 e sua origem;
  • A importância da norma para o trabalho elétrico;
  • Como a MedVitae pode contribuir;

 

A incidência de acidentes no trabalho elétrico

 

E antes de falarmos sobre a importância da NR10 para o trabalho elétrico, não podemos deixar de falar sobre o aumento dos acidentes com choque elétrico no Brasil.

O Anuário Estatístico de Acidentes de Origem Elétrica, criado pela Associação Brasileira de Conscientização para os perigos com eletricidade (ABRACOPEL), por exemplo, revela que os acidentes com mortes voltaram a crescer em 2021. 

O primeiro semestre deste ano registrou 441 acidentes com choques elétricos, sendo destes 355 com vítimas fatais.  

As áreas com maiores incidência envolvem residências e rede aérea, mas também foram registrados acidentes com bomba d’água em indústrias, comércios e áreas rurais.

NR10 e sua origem

 

E se em pleno 2021, com todas as obrigatoriedades os acidentes ainda continuam acontecendo, não é difícil imaginar como era no passado, não é verdade?

Desde que surgiu, a eletricidade passou a se tornar cada vez mais importante para a sociedade, contudo os perigos também e por isso foi preciso criar uma regulamentação sobre esse tipo de serviço.

Foi em 1978 que o Ministério do Trabalho, através da portaria 3.214, criou  a primeira norma regulamentadora para as instalações e serviços de eletricidade.

Desde então a NR10 já passou por atualizações e desde 2004 passou a se chamar “N10 – Segurança em instalações e serviços de eletricidade”.

 

A importância da norma para o trabalho elétrico

 

Com sua criação, os acidentes passaram a diminuir, mas ainda assim são bem frequentes no trabalho elétrico.

Manter a norma atualizada pelos colaboradores é essencial para garantir a segurança nos serviços realizados. 

Se você atua em segmentos como fases de geração de energia, transmissão, distribuição, consumo, construção e montagem de projeto elétrico, manutenção e qualquer outra atividade com proximidade de eletricidade precisa saber da importância da NR10. 

É através dela que os trabalhadores passam por um treinamento obrigatório para entender dos riscos e aprendem as disposições de segurança e prevenção contra os choques elétricos.

Também passam a entender sobre as medidas de controle, dispositivos de proteção operados por corrente, assim como os primeiros socorros desse tipo de acidente. 

 

Como a MedVitae pode contribuir

 

Se você é colaborador e quer ingressar na área de eletricidade é imprescindível participar do treinamento. 

Nisso, a MedVitae é especialista e pode te ajudar a se especializar na área de segurança e saúde no trabalho envolvendo a NR10. 

Se você é o gestor, não deixe de conferir todas as possibilidades na área que a empresa pode oferecer. 

Tem dúvidas sobre o assunto? Nos envie um e-mail [email protected] e conte que viu esse artigo aqui no blog. 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Posso Ajudar?