NR10: Tudo o que você precisa saber sobre ela

Voltada para a segurança no trabalho relacionada às instalações elétricas, a NR10 tem uma função importante dentro do ambiente ocupacional

 

NR10

 

A NR10 – Norma Regulamentadora de número 10 é bem conhecida entre os profissionais que trabalham com eletricidade.

Mas se você ainda é novo na profissão ou sua empresa está começando agora vale a pena entender melhor sobre a norma e ficar por dentro de tudo o que ela exige.

Por isso, separamos através desse post as principais coisas que você precisa saber sobre ela. Vamos lá?

Aqui você vai aprender:

  • O que é NR10?
  • As áreas a norma se aplica
  • Quais as principais exigências da NR10?
  • Quais os benefícios desse tipo de norma, afinal?

 

O que é NR10?

 

A NR10 ou Norma Regulamentadora de número 10 é a norma voltada para o campo da eletricidade.

É através dela que requisitos e condições mínimas de trabalho são implementadas a fim de garantir a segurança e saúde dos colaboradores que fazem serviços com eletricidade, seja ele direta ou indiretamente falando.

Com grandes riscos de acidentes de trabalho, a NR10 surgiu justamente para evitar que as atividades e instalações envolvendo a energia elétrica passassem a colocar a segurança laboral em risco, visto que os choques elétricos estão entre os acidentes de trabalho hoje em dia.

 

As áreas que a norma se aplica

 

Como vimos, a NR10 é direcionada a área que envolve profissionais de eletricidade e por isso as áreas podem ser ramificadas.

Abaixo citamos as principais delas onde a NR10 tem sua aplicação de forma obrigatória. São elas:

  • Manutenção das instalações elétricas;
  • Construção de projetos elétricos;
  • Distribuição de energia elétrica;
  • Toda e qualquer atividade que envolva a geração de energia elétrica e suas proximidades, desde sua geração, transmissão, distribuição e consumo;

Quais as principais exigências da NR10?

 

Mas você ainda deve estar se perguntando quais são as exigências presentes na NR10, não é verdade?

Pois bem! Dentre as exigências da NR10 está que todo trabalhador que faz serviços com eletricidade precisa passar por um treinamento específico a fim de entender de forma clara e objetiva os riscos da atividade e formas de prevenção.

O curso é obrigatório e através dele é possível ter consciência dos riscos de se trabalhar dentro da área e tudo o que envolve a mesma.

Dentre elas podemos citar as medidas de controle, ações de prevenção tanto individual como coletiva através dos EPIS, sinalização de segurança, a importância da qualificação, situações de emergências, os trabalhos envolvendo as altas tensões entre outras.

 

Quais os benefícios desse tipo de norma, afinal?

 

O choque elétrico está entre as causas mais comuns de acidente de trabalho no mundo, tendo as instalações mal projetadas, falta de EPIs e falta de aterramento adequado como principais causas.

Conhecer a área e entender a importância da prevenção de acidentes é essencial para diminuí-los, portanto cumprir os procedimentos da NR10 fomenta a segurança do trabalho e garante que sua empresa esteja dentro da legislação trabalhista brasileira.

O treinamento exigido pela NR10 permite conscientizar o colaborador sobre os riscos presentes nos trabalhos desenvolvidos com eletricidade e garantir sua qualificação para atuar nesse segmento.

 

 

Ainda ficou com alguma dúvida?

Nos envie um e-mail [email protected]

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?