Presenteísmo: O que é e como evitá-lo?

Considerado um obstáculo para a produção, o presenteísmo traz problemas à comunicação da empresa e interfere na colaboração da equipe. Conheça mais sobre ele a seguir

presenteísmo

O presenteísmo está cada vez mais presente no ambiente de trabalho, mas você já ouviu falar sobre esse termo?

Se você repensa inúmeras vezes a sua carreira a cada semana de trabalho que começa ou então se já ouviu reflexões parecidas dentro da sua empresa podem ser sinais que essa condição está dando as caras.

E diferente do que se pensa, o presenteísmo pode afetar de forma negativa a sua equipe e prejudicar a produtividade da mesma.

Por isso, nesse conteúdo você vai aprender mais o que o termo significa e dicas para tentar driblar situações como está.  Acompanhe.

 

Aqui você vai descobrir:

  • O que é Presenteísmo?
  • O que geralmente causa o presenteísmo?
  • Como ele afeta a sua empresa?
  • Como resolver esse tipo de problema ocupacional?

O que é Presenteísmo?

 

Pouco se fala no presenteísmo ocupacional, entretanto, ele está entre os grandes problemas empresariais.

Para quem ainda não sabe ele é a condição onde o colaborador esta presente no ambiente de trabalho, mas não está totalmente comprometido ou conectado a sua função e responsabilidade.

Digamos que é aquele funcionário que não se sente tão motivado e com isso não consegue desempenhar suas atividades de forma adequada.

Nesse caso, as causas podem ser diversas e nós explicamos algumas delas a seguir.

O que geralmente causa o presenteísmo?

 

As causas de presenteísmo são variadas no ambiente ocupacional e podem inclusive estar atrelados com situações fora dele também.

É como se a sua motivação não se completasse ou então suas preocupações estivessem desviando seu foco das atividades necessárias a serem realizadas.

Dentre as causas podem estar problemas de saúde, como depressão ou ansiedade, por exemplo, assim como problemas financeiros, familiares e insatisfação com  a própria função dentro da empresa.

Outros pontos que também podemos citar como causas estão o clima organizacional tóxico, a carga extra de trabalho imposta e ambiente ocupacional inseguro.

 

Como ele afeta a sua empresa?

 

E apesar de nem sempre ser levado tão a sério pelas companhias, o presenteísmo pode afetar de forma grave o ambiente ocupacional.

Os principais sinais de que ele está presente envolvem mudança no comportamento do colaborador, assim como falta de interação com a equipe, grande incidência de erros por desatenção e também queda na produtividade profissional.

Além do rendimento pessoal, o presenteísmo também pode trazer consequências financeiras graves as empresas, onde a produção acaba não sendo a esperada e os números de faltas no trabalho também aumentam desfalcando a equipe.

Como resolver esse tipo de problema ocupacional?

 

Resolver o presenteísmo envolve muito diálogo, assim como saber ouvir o colaborador.

Portanto, investir em uma comunicação mais eficiente pode ser uma saída importante.

Nesse caso realizar pesquisas de satisfação para funcionários, assim como ações de prevenção de saúde e segurança do colaborador se tornam estratégias eficazes.

Além delas, criar um ambiente ocupacional mais inovador e instigante também pode colaborador, assim como definir cargos e responsabilidades também.

 

Precisa de ajuda para melhorar a qualidade de vida dos seus colaboradores e de quebra aumentar seus lucros? Nos envie um e-mail [email protected]

 

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?