Guia rápido eSocial SST

eSocial SST

eSocial SST: Saiba tudo sobre o assunto e sua obrigatoriedade diante dos eventos que vencem em janeiro de 2022

 

Se manter em dia com as obrigações trabalhistas, com certeza faz parte do sucesso das empresas e os eventos do eSocial SST estão entre elas. 

Se você é empregador e ainda não agilizou a entrega dos documentos de segurança do trabalho deve ter em mente que é preciso fazer essas adequações na sua empresa até o início de janeiro. 

A Medvitae é especialista do assunto e para ajudar criamos esse guia rápido sobre os eventos de segurança do trabalho. 

Nesse conteúdo você vai entender tudo sobre o eSocial SST e quais os prazos para entregar os eventos da sua empresa. 

É  o que está procurando? Então continue a leitura.

Aqui você vai ver:

  • O que é o eSocial SST?
  • Quem deve aderir ao sistema?
  • Histórico dos prazos.
  • O que as empresas precisam se atentar aos eventos do eSocial SST?
  • Como a MedVitae pode ajudar?

eSocial SST

O que é o eSocial SST?

 

Antes de falarmos sobre prazos e demais informações sobre o eSocial SST, é importante entendermos do que ele se trata. 

Chamado Sistema de Escrituração Digital das Obrigações Fiscais, Previdenciária e Trabalhista, o eSocial é uma plataforma digital criada pelo governo federal com foco em simplificar as informações repassadas em âmbito nacional sobre o colaborador. 

Ao todo 15 obrigações trabalhistas  devem ser enviadas ao sistema pela empresa conforme os prazos estabelecidos. 

Vale lembrar que todo esse processo já era feito no Brasil, mas de forma manual ou através de outras plataformas online. 

Com a entrada do eSocial, todo o processo tem sido de modo digital e por um único caminho através do CAC, Centro Virtual de Atendimento.

 

Quem deve aderir ao sistema do eSocial SST?

 

Na prática pode se dizer que todas as empresas que estão dentro do Simples Nacional devem aderir ao sistema.

Contudo, entram para essa lista também os órgãos públicos e microempreendedores individuais (MEIs) que possuam um colaborador cadastrado.

Todos  devem enviar de forma periódica as obrigações fiscais, previdenciárias e trabalhistas e isso inclui inclusive os documentos envolvendo a segurança do trabalho. 

Histórico dos prazos

 

Em 2021, o eSocial foi atualizado e as empresas tiveram prazos específicos para enviar as informações durante todo o ano. 

O eventos do eSocial SST, por sua vez, ainda estão em vigência até a construção desse artigo e devem ser entregues logo no início do novo ano. 

Segundo o cronograma do governo federal, os eventos de Saúde e Segurança do Trabalho (SST) devem ser enviados até 10 de janeiro 2022 e se encaixam dentro dessas obrigações as empresas que são do:

Grupo 2 – Empresas com faturamento anual em 2016 de até 78 milhões de reais;

Grupo 3 – Empregadores optantes pelo Simples Nacional, produtor rural e entidades sem fins lucrativos. Todos como pessoa física, ficando  em exceção nesse caso os empregadores domésticos.

Os eventos do eSocial SST para Órgãos públicos e Organizações Internacionais, por sua vez, possuem o prazo de entrega mais amplo, sendo obrigatório o envio nesse caso até 11 de julho de 2022. 

 

O que as empresas precisam se atentar aos eventos do eSocial SST?

 

Os principais eventos do eSocial SST que precisam ser enviados até janeiro de 2022 são:

  • Comunicação de Acidente de Trabalho – CAT – S 2210 
  • Monitoramento da Saúde do Trabalhador  – S 2220 
  • Fatores de risco – S 2240 

 

Cada um tem suas características e documentos específicos e que você como empregador precisa reunir. 

No evento S 2210 todas as informações sobre o afastamento do colaborador precisam ser inseridas em caso de comunicado de acidente de trabalho, por exemplo.

Já no evento S 2220, por sua vez, todas as informações referentes as avaliações clínicas, vínculo laboral, exames complementares são  inseridas, desde sua realização e conclusão. 

E por fim, o evento sst eSocial S 2240, é  aquele que envolve informações sobre os fatores de risco das condições de trabalho em que o colaborador é exposto. 

 

Como a MedVitae pode ajudar?

 

E depois de todos esses dados importantes sobre o eSocial SST que você leu deve estar se perguntando se dará conta realizar os cadastros não é verdade?

Diante disso, a MedVitae pode contribuir com a sua empresa no envio das documentações através de uma procuração digital.

Quer saber como? Converse diretamente com um especialista clicando aqui. 

Compartilhar

Posso Ajudar?