NR35: O que é e para que ela serve?

Conheça um pouco mais sobre a norma regulamentadora de número 35 e a importância dela para quem desenvolve atividades em altura

 

NR35

 

A NR35 foi desenvolvida para dar trégua aos acidentes em altura, os quais ainda estão entre os principais acidentes de trabalho no mundo.

Só no Brasil cerca de 40% dos acidentes estão relacionados a queda em altura dos funcionários.

Com foco na proteção do colaborador, a norma vem como uma medida importante para evitar tais ações, assim como permitir que a economia gire, mas sempre com foco na segurança e saúde dos trabalhadores.

Através desse post você vai entender melhor o que é a NR35, para que ela serve e qual sua importância para as atividades que envolvem altura. Acompanhe.

 

Aqui você vai ver:

  • O que é a NR35?
  • Para que serve a norma?
  • Qual a importância da NR35 para o ambiente de trabalho?

 

O que é a NR35?

 

A Norma regulamentadora de número 35 (NR35) está entre as normas estipuladas pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).

Ela tem como foco diminuir os acidentes de trabalho que envolvem a altura como as quedas, por exemplo.

Podemos dizer que é essa norma que estabelece os requisitos mínimos de segurança e que envolve desde o planejamento, organização e o próprio serviço em si.

Mas o que é considerado um trabalho em altura, afinal? É todo aquele trabalho realizado acima de dois metros de altura, onde existe risco de queda.

 

Para que serve a norma?

 

Como nós já explicamos acima, a norma envolve toda a proteção dos serviços realizados em altura.

É essa norma que explica quais ações devem ser realizadas para minimizar os riscos como a obrigatoriedade do uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), assim como os Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) que envolvem a equipe, por exemplo.

Vale lembrar também que a norma exige curso de especialização nessa área e só pode realizar os serviços quem é treinado para isso também.

Ela também traz obrigatoriedade de uma equipe de emergência e o desenvolvimento do planejamento de tudo o que será realizado.

Portanto, a NR35 serve para dar norte aos serviços em altura que uma empresa precise realizar.

As áreas mais comuns que desenvolvem serviços como estes, por exemplo, são as construções civis, empresas de limpeza e indústrias.

 

Qual a importância da NR35 para o ambiente de trabalho?

 

Acidentes de trabalho em altura geralmente envolvem mortes. Infelizmente dependendo dos metros em que o colaborador cai as chances de ser um acidente fatal é bem grande.

Só por isso a NR35 já se mostra extremamente importante para o ambiente de trabalho, de modo a proteger ou minimizar os riscos que envolvem o serviço em si.

Além disso, a norma também traz benefícios aos empregadores, uma vez que uma empresa mais segura é vista com bons olhos pela sociedade, pois segurança traz confiança.

Os benefícios também não param por aí.

Por permitir que seus colaboradores fiquem mais seguros, as empresas também ganham mais produtividade, visto que as pessoas se sentirão mais motivadas a desenvolver suas funções.

Elas também diminuem os riscos de processos trabalhistas e indenizações por conta dos acidentes que acontecem.

Estar na lei trabalhista e garantir a segurança e saúde do colaborador que trabalha em altura ainda são as melhores soluções para o sucesso da sua empresa.

 

 

Quer saber mais sobre o treinamento da NR35?

Converse com a nossa equipe!

 

 

 

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?