Trabalho presencial: A importância de manter as medidas sanitárias

trabalho presencial

A volta ao trabalho presencial tem acontecido com mais frequência e manter as medidas sanitárias ainda têm sido essencial. Saiba mais sobre o assunto a seguir.

 

trabalho presencial

A volta ao trabalho de forma presencial após os dias caóticos da pandemia já está acontecendo de maneira gradual.

Apesar de ter empresas que viram no trabalho home-office uma forma vantajosa de produção, ainda assim existem aquelas que preferem e necessitam que o trabalho aconteça no próprio escritório.

Fato é que a pandemia do novo coronavírus ainda não acabou e os cuidados sanitários ainda devem ser pauta importante nas empresas devido aos riscos que a doença traz aos colaboradores.

Diante disso, lembrar da importância das medidas sanitárias nunca é demais e através desse conteúdo, nós reforçarmos um pouco mais sobre o assunto. Vem ver!

 

Aqui você irá entender:

  • Como está acontecendo a volta ao trabalho presencial das empresas?
  • A importância das medidas sanitárias para saúde coletiva
  • Protocolo de segurança na volta ao trabalho presencial

Como está acontecendo a volta ao trabalho presencial das empresas?

 

O avanço da vacinação contra o novo coronavírus intensificou as preparações para o retorno do trabalho presencial das empresas.

Se você estava nesse regime e já voltou sabe bem do que estamos falando.

A volta tem acontecido gradualmente, mas o país chegou a ter 11% dos trabalhadores ativos do país em regime home-office, em 2020 segundo o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).

Já um estudo da consultoria KPMG no primeiro semestre do ano mostra que o interesse das empresas em retornar as atividades presenciais era de 66%, mas com a chegada das novas cepas esse número caiu para 50% segundo a consultoria.

Portanto, a volta tem sido cautelosa, mas mesmo assim os cuidados não podem deixar de existir, já que apesar da vacinação, ainda existem as novas mutações do vírus por aí.

 

A importância das medidas sanitárias para saúde coletiva

 

E assim como a volta está acontecendo, não podemos deixar de lembrar das medidas sanitárias importantes na volta ao trabalho presencial.

A vacinação é um importante passo para conter o vírus, mas ainda assim as medidas como álcool em gel e uso de máscara se tornam importantes equipamentos de proteção individual.

A justiça do trabalho destaca que a pandemia reforça ainda mais a importância da saúde e segurança no ambiente de trabalho e que todos os empregadores precisam tomar todas as suas medidas preventivas para evitar a contaminação pelo vírus.

As medidas sanitárias têm um papel importante na proteção de toda a equipe.

 

Protocolo de segurança na volta ao trabalho presencial

 

Em maio, uma nova medida provisória foi reeditada com novas medidas trabalhistas a serem adotadas pelos empregadores, contudo o protocolo de segurança para a volta ao trabalho presencial continuou sendo exigido.

Neste incluem um ambiente de trabalho com adequações para respeitar o distanciamento mínimo entre os funcionários, assim como proteção caso a empresa possua atendimento público.

A ventilação, a limpeza e o fornecimento de máscara e álcool em gel fazem parte do protocolo de biossegurança também.

O colaborador também precisa fazer a sua parte nesta questão e caso não concorde com o ambiente elaborado deve notificar o setor de RH também.

 

 

Ainda tem dúvidas sobre o assunto?

Nos envie um e-mail para [email protected] ou entre em contato através dos nossos telefones.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?