A importância das Normas Regulamentadoras na Indústria

normas regulamentadoras

Conheça um pouco mais sobre as normas regulamentadoras e por que elas são tão importantes para o ambiente de trabalho

 

normas regulamentadoras

As normas regulamentadoras estão presentes em todos os ambientes de trabalho no Brasil e são obrigatórias por lei.

Através da aplicação correta das mesmas é possível evitar ou minimizar os danos do colaborador dentro do ambiente ocupacional, o qual é recheado de riscos.

Dentro da Indústria, por sua vez, as NRs como são chamadas, são imprescindíveis para preservar e promover a saúde ocupacional, uma vez que os ambientes contam com inúmeras máquinas, equipamentos e atividades perigosas e que podem colocar a vida do trabalhador em risco de morte.

Por isso, através desse conteúdo, você irá entender melhor o que são normas regulamentadoras e sua importância no ambiente industrial. Quer saber mais? Então acompanhe.

 

Aqui você vai descobrir:

  • O que são Normas Regulamentadoras?
  • As principais NRs
  • A importância das Normas Regulamentadoras na Indústria

 

O que são Normas Regulamentadoras?

 

Criadas a partir da lei 6.514 de 1977 e atualizadas em 1978 pela portaria 3.214, as normas regulamentadoras são definidas pelo Ministério do Trabalho e do Emprego como um conjunto de requisitos e procedimentos que dizem respeito a saúde e segurança no trabalho.

Elas surgiram justamente para tentar diminuir os altos índices de acidentes de trabalho, os quais resultavam em doenças ou mortes ocasionadas pela falta de segurança nas empresas.

Atualmente temos 36 NRs aprovadas pelo ministério, mas ainda ocupamos a quarta posição no ranking de países com os maiores índices de acidentes no mundo devido ao fato de nem todas as empresas seguirem a risca os procedimentos de segurança.

Vale lembrar que as premissas que envolvem as normas regulamentadoras são:

  • A prevenção de acidentes ou doenças causadas pelo ambiente ocupacional;
  • O Estabelecimento de condições de trabalho mínimas sobre saúde e segurança do trabalho;
  • Norteamento de decisões dos empregadores e funcionários quanto a importância de desenvolver a segurança e saúde do trabalho;

 

As principais NRs

 

Como vimos acima, ao todo 36 NRs são aprovadas pelo ministério do trabalho e devem fazer pauta das empresas brasileiras.

Para melhor exemplificar sua aplicação separamos seis normas regulamentadoras que estão entre as mais desenvolvidas nos ambientes ocupacionais. São elas:

NR01 – A qual envolve as disposições gerais da norma;

NR05 – A qual condiz a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA)

NR 07 – A qual envolve a obrigatoriedade dos Programas de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

NR10 – A qual envolve trabalhos em instalações elétricas

NR33 – A qual condiz sobre os trabalhos confinados;

NR35 – A qual condiz sobre trabalhos em ambientes com altura;

 

A importância das Normas Regulamentadoras na Indústria

 

Nós não cansamos de reforçar que as normas regulamentadoras são obrigatórias, não é mesmo?

Contudo na Indústria a aplicação das NRs se torna fundamental para um ambiente mais seguro.

O uso de maquinários nos parques operacionais das indústrias é muito comum, assim como os acidentes mais graves consequentemente também. Desde a aplicação das normas, os acidentes diminuíram e permitiram minimizar situações que eram bastante recorrentes.

Atualmente existem NRs voltadas para o ambiente industrial como a NR12, a qual assegura critérios de proteção de máquinas, equipamentos e áreas operacionais com tráfego de pessoas.

 

O cumprimento correto das Normas Regulamentadoras pelos empregadores e empregados garante a indústria o desenvolvimento de ambientes mais seguros, com riscos de acidentes minimizados e consequentemente queda no número de licenças médicas e indenizações.

Além disso, a aplicação das NRs na Indústria também permite que a relação entre empresa e funcionário se torne mais próxima através de uma ambiente ocupacional mais seguro e saudável.

 

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?