A importância dos exames periódicos

Os exames periódicos ocupacionais são documentos importantes de saúde, bem como fazem parte da rotina do trabalhador nas empresas. 

Eles estão presentes no Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO) e fazem parte das obrigações trabalhistas. Neste conteúdo, portanto, você entende melhor o que são exames periódicos, bem como sua importância para o ambiente ocupacional. Acompanhe.

O que são exames periódicos ocupacionais

Exames periódicos são análises clínicas feitas pelo colaborador durante sua permanência na empresa. Embora eles já façam exames admissionais e demissionais regularmente ao adentrar ou sair de uma empresa, existem exames específicos para cada determinado período. 

Esse tipo de exame também faz parte do PCMSO, bem como variam conforme a função do trabalhador. Sua exigência  se dá principalmente em indústrias. 

Exames periódicos
Exames periódicos

Como os exames ocupacionais são especificados e sua importância

Os exames periódicos são essenciais para avaliar a saúde física e emocional da pessoa durante sua jornada de trabalho. Além disso são ferramentas importantes para identificar possíveis fatores de risco, bem como detectar doenças de forma precoce e ajudar na prevenção delas. 

E por ter toda essa importância para o colaborador, esse tipo de exame é especificado em três tipos: Exames semestrais, Exames Anuais e também Bienais. Explicamos mais sobre eles a seguir. 

Exames periódicos semestrais – são aqueles realizados a cada seis meses e cujo foco é monitorar as condições de saúde do colaborador. 

Exames Anuais – os exames anuais, por sua vez, são exames realizados a cada ano. Normalmente profissionais menores aprendizes, bem como acima de 45 anos conforme sua exposição ao risco que devem realizá-los. Quem possui doença crônica, no entanto, requer um acompanhamento médico mais próximo.

Exames Bienais – são exames realizados apenas por funcionários que não estejam expostos a nenhum tipo de risco, bem como ele seja bem baixo.  Eles se encaixam em pessoas de 18 a 45 anos nestas condições acima. 

É importante destacar que todos os exames ocupacionais realizados a partir de uma consulta médica pelo médico do trabalho devem emitir o ASO, bem como enviá-lo ao eSocial. 

LEIA TAMBÉM: 

Risco Ergonômico precisa constar no ASO?

Exame admissional e demissional: Principais dúvidas

Como a Medvitae pode ajudar a realizar os exames periódicos

Caso sua empresa não conte com uma estrutura adequada de saúde ocupacional, ou então tenha dúvidas sobre os procedimentos envolvendo exames periódicos, não se preocupe. 

A equipe da Medvitae pode colaborador de forma específica para a necessidade apresentada uma vez que ela é especializada na gestão de ambulatórios. Além disso também é possível agendar os exames na clínica da empresa, assim como trabalhar a gestão de segurança do trabalho com a expertise da equipe. 

Por aqui você encontra uma equipe especializada e coordena o PCMSO da empresa de forma padronizada, assim como atende a todos os requisitos propostos pelas Normas Regulamentadoras.

Envie uma e-mail para [email protected] ou converse diretamente através do WhatsApp da Medvitae. 

Compartilhar

Posso Ajudar?