Demarcação de piso em extintores e hidrantes é obrigatória?

extintores e hidrantes

Sinalização de piso em extintores e hidrantes é uma dúvida comum quando se fala da NR23. Afinal ela é obrigatória?

Vale ressaltar que depende da situação. Existem casos onde ela se faz obrigatória e em outros casos não.

Mas para entendermos melhor onde e em quais situações isso acontece, seguimos juntos no texto abaixo para que você possa sanar suas dúvidas e saber se sua empresa está dentro do padrão e obrigatoriedades. Acompanhe!

Minha empresa precisa ter a demarcação de piso em extintores e hidrantes?

De acordo com a NPT 20 (Norma de Procedimento Técnico) do Corpo de Bombeiros do Paraná existem algumas regras. Extintores e/ou hidrantes instalados em áreas de grande varejo, áreas de fabricação, depósitos, bem como locais de movimentação de mercadorias e garagens, a sinalização ou demarcação de piso deve sim acontecer.

Contudo, se você possui um escritório, uma clínica ou loja de pequeno porte, por exemplo, a sinalização ou demarcação de piso para extintores não será necessário. 

No entanto, mesmo não necessitando de sinalização ou demarcação neste caso, os extintores devem sempre estar disponíveis e ser de fácil acesso. Portanto desobstruídos e de clara visualização para situações de emergências.

E a placa fotoluminescente de extintores e hidrantes na parede?

 

Apesar da sinalização ou demarcação de piso em extintores e hidrantes não ser obrigatória em todos os casos, a sinalização em placa fotoluminescente em paredes é exigida sem exceções.

Vale ressaltar que um princípio de incêndio combatido nos primeiros minutos protege pessoas e patrimônios. Dessa forma a sinalização ou demarcação de piso em extintores e hidrantes não são medidas de prevenção, mas sim de orientação acerca da proteção de combate a incêndio como as orientações presentes na NR-23 (Norma Regulamentadora – 23).

Leia também: 

O que é FISPQ?

Treinamentos de Brigada de Incêndio – NR 23

NR-23: O que ela diz?

A NR-23 é a norma regulamentadora que determina quais medidas de proteção e combate a incêndio devem ser adotadas pelas empresas em múltiplos casos. Através de uma série de disposições, ela orienta as ações obrigatórias para a proteção dos colaboradores e do patrimônio em caso de incêndio.

Objetivo da NR-23

Como já citado acima, a NR-23 não impede ou identifica a causa de um incêndio e sim atua para proteger e combater contra a sua ação. Existem normas estaduais e técnicas mais específicas que atuam na prevenção a incêndios que estão dispostas na NR-23 como:

  • Proteção contra incêndios;
  • Saídas de emergência;
  • Equipamentos de combate;
  • Treinamento de incêndio

Diante disso, podemos afirmar que o objetivo da NR-23 é informar e determinar quais as orientações e meios adotados para proteger e combater incêndios dentro das empresas e assim zelar pela segurança e integridade das pessoas em seu local de trabalho.

Precisa do treinamento da NR23 para sua equipe? Converse com a nossa equipe especializada da MedVitae. 

Compartilhar

Posso Ajudar?