NR01: O que é importante saber?

NR01

A NR01 é a norma regulamentadora responsável pelas disposições gerais da Saúde e Segurança no Trabalho. Recentemente ela sofreu uma atualização e tornou as medidas ainda mais rígidas sobre o Gerenciamento de Riscos Ocupacionais (GRO). Afinal, seu principal objetivo é garantir a saúde e integridade física dos colaboradores. 

Diante disso, neste post falaremos mais sobre a NR01 e o que é importante saber sobre ela agora com a nova atualização. Se você é gestor e tem dúvidas sobre o assunto acompanhe. 

Aqui você vai saber:

  • NR01: O que ela diz?
  • O que mudou na NR01;
  • Pontos importantes sobre a norma;

NR01: O que ela diz?

 

A Norma Regulamentadora de número 1 estabelece disposições gerais sobre a Segurança e Saúde no Trabalho. De acordo com seu texto ela dá os termos e definições comuns sobre as normas regulamentadoras que envolvem a SST. Assim como também oferece diretrizes e requisitos para o GRO. 

De forma geral é importante saber que a nova versão altera o Anexo I sobre Termos e Definições incorporando o GRO, fazendo a harmonização dos termos e uniformalização dos conceitos comuns das NRs. 

Portanto foi inclusa a necessidade de gerenciar riscos físicos, químicos e biológicos. Assim como destacar eventos perigosos, perigo ou fator de risco, risco ocupacional, organização e ordem de serviço.

Outro ponto importante sobre o novo texto da NR01 diz respeito a capacitação dos trabalhadores. Diretrizes e requisitos mínimos para utilização da modalidade EAD e semipresencial foram previstas. 

 

O que mudou na NR01?

 

O novo texto da NR01 trouxe mudanças a SST das empresas. Dentre as principais delas estão:

  • Padronização e harmonização de dispositivos para as NRs conforme deveres e direitos dos empregadores e trabalhadores;
  • Prestação de informação digital e digitalização de documentos;
  • Capacitação e treinamentos de SST com possibilidade de EAD;
  • Tratamento diferenciado para MEI, Micro e Pequenas empresas;
  • Implementação do GRO;
  • Padronização dos campos de aplicação para ambientes urbanos e rurais;
  • Adequação de nova estrutura administrativa dos órgãos centrais de inspeção do trabalho;

 

Pontos importantes sobre a norma;

 

As principais novidades sobre a NR01 envolvem a elaboração e implantação do Programa de Gerenciamento de Riscos (PGR), assim como a necessidade de possuir plano de emergência, comandos gerais para treinamentos, inclusão da análise de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.

Além disso, também a prestação de informações digitais e o tratamento diferenciado para micro e pequenas empresas.

Vale destacar que os pontos importantes envolvem o GRO, o qual precisa identificar, avaliar, implementar ações,  gerenciar os riscos ocupacionais e adotar medidas para melhorar a saúde e segurança do colaborador.

Outro ponto importante envolve o plano de emergência, que por sua vez, precisa ser criado conforme o risco identificado, assim como atividades desenvolvidas. Nele devem estar inclusas os recursos necessários para os primeiros socorros e emergência de grande impacto. 

Com a chegada da tecnologia, a NR01 também dá novas diretrizes sobre a capacitação do colaborador por meio digital. Assim como atualiza as instituições responsáveis no país hoje para trabalhar assunto envolvendo a SST.

Para quem ainda possui dúvida sobre o assunto, a equipe da MedVitae está à disposição. 

Assim como um material desenvolvido pelo SESI sobre os principais comentários da NR01. 

 

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Posso Ajudar?