PPP Eletrônico: 5 coisas importantes que toda empresa precisa saber

ppp eletrônico informações

O PPP eletrônico finalmente implementado agora consegue dar ao próprio trabalhador acesso às informações sobre condições ambientais de trabalho. Dessa forma é importantíssimo que as empresas cuidem das informações inseridas por lá, uma vez elas estão mais expostas do que antes. Neste conteúdo, você confere algumas dicas de como agir diante da novidade. Acompanhe!

5 dicas importantes de informações do PPP Eletrônico que você precisa saber

Como vimos, o PPP Eletrônico já começou a ser implementado em 2023. O documento, que antes era enviado de forma manual, agora conta com informações enviadas pelo sistema eSocial e o trabalhador capaz de ter acesso as suas próprias informações diretamente pelo aplicativo Meu INSS. 

Neste caso, é importante ter em mente que as informações inseridas precisam bater exatamente com tudo desenvolvido na empresa. Por isso, a seguir você confere 5 dicas importantes do que fazer quando enviar as informações. São elas:

1- Faça uma gestão de SST adequada para garantir um PPP eletrônico com informações ideais

Faça a gestão de SST de forma adequada! Quanto mais improvisos acontecerem para apenas preencher as informações do eSocial, mas chances dos problemas aparecerem com gravidade no futuro.

Portanto, não deixe de buscar orientação de quem entende realmente no assunto. Vale lembrar que investir em Segurança e Saúde do trabalho pode contribuir e muito para o processo. As informações no PPP eletrônico precisam estar em dia com o real trabalhado.

2- Mantenha os impostos pagos em dia 

Fique atento aos impostos! Com as informações digitalizadas, maiores serão as fiscalizações para possíveis sonegações. Portanto, não deixe de cumprir com as obrigações. Elas são importantíssimas para que sua empresa se mantenha funcionando.

3- Se atente ao que você se insere. Informações equivocadas no PPP eletrônico pode prejudicar sua empresa

Preencha as informações do PPP Eletrônico com cuidado e transparência. Informações equivocadas serão questionadas facilmente por advogados dos trabalhadores. Neste caso o risco de processos trabalhistas e outros problemas jurídicos são realmente grandes.

4- Informações falsas são crimes

Nunca envie uma informação falsa ao PPP Eletrônico de cada colaborador. Vale lembrar que dados falsos podem trazer complicações a sua empresa e até mesmo acabar em prisão. 

5- Se atente ao LTCAT

Por fim, não deixe de se atentar as informações prestadas no Laudo Técnico das Condições Ambientais do Trabalho (LTCAT). Vale lembrar que o profissional de SST da empresa que faz o documento também poderá ser responsabilizado caso elabore um LTCAT com conclusão equivocada. Portanto fique atento!

 

Gostou dessas dicas?

 

Leia também: 

Informações do LTCAT: O que não pode faltar?

SST: 6 dúvidas comuns que você precisa saber

Ainda tem dúvidas sobre as informações do PPP Eletrônico? 

Então converse com a nossa equipe especializada através do e-mail [email protected] ou se preferir converse diretamente com a equipe através do WhatsApp.

Compartilhar

Posso Ajudar?