Saúde ocular do Trabalhador: 3 dicas para evitar problemas

Conheça alguns cuidados importantes para manter os olhos dos seus colaboradores saudáveis

 

saúde ocular do trabalhador

Cuidar da saúde ocular do trabalhador é mais que um cuidado normal, mas sim uma obrigação da empresa em relação à saúde e segurança no ambiente de trabalho.

Um levantamento do Conselho Brasileiro de Oftalmologia (CBO) mostra que mais de 150 mil acidentes oculares ocupacionais acontecem todos os anos e que medidas de prevenção poderiam facilmente evitá-los.

Repensar os cuidados e incentivar o uso de EPIs passa a ser essencial para garantir a segurança ocupacional.

Afinal cada tipo de atividade possui riscos específicos e aquelas que exigem muito tempo em frente a telas estão entre as mais prejudiciais aos olhos.

Todo ambiente de trabalho é um local propício para as tensões oculares, assim como incômodos provocados por elas como dores de cabeça, coceiras, vermelhidão por isso nada melhor que prevenir o problema do que remediar, não é verdade?

Pensando nisso, criamos esse conteúdo com algumas dicas de como cuidar melhor dos olhos durante o trabalho. Se você é gestor e busca melhorar a qualidade de vida da sua equipe, acompanhe!

 

Aqui você vai ver:

  • O que é Saúde Ocular do Trabalhador?
  • 3 Cuidados importantes para a saúde ocular
  • 1) Incentive o uso de EPI durante as atividades;
  • 2) Fique atento ao tempo exposto as telas;
  • 3) Fique atento aos exames periódicos do seus colaboradores;

 

O que é Saúde Ocular do Trabalhador?

 

A saúde ocular do trabalhador é toda aquela visão que acontece de forma natural e sem esforço durante o trabalho.

Ela está relacionada à qualidade de vida do colaborador diante da atividade exercida, onde seus olhos se sentem confortáveis, mais claros e sem fadiga visual.

Quando, por alguma razão, existe dificuldade em enxergar ou então a visão passa a vir acompanhada de incômodos como dores de cabeça, olhos mais vermelhos, desconfortos ou coceiras é hora de ligar o alerta para possíveis problemas oculares.

 

3 Cuidados importantes para a saúde ocular

 

Mas antes que a saúde ocular do trabalhador seja afetada em cheio é possível prevenir alguns dos problemas com o uso de EPIs adequados e também com medidas de prevenção diárias do colaborador.

Dessa forma, além de cuidar da saúde e segurança do funcionário, você também estará proporcionando uma qualidade de vida melhor no trabalho, onde a produção e redução nas faltas são favorecidas.

Nós separamos 3 cuidados importantes para você colocar em prática durante a jornada de trabalho.

1)   Incentive o uso de EPI durante as atividades

 

Trabalhadores em áreas de produção como fábricas precisam prevenir seus olhos contra traumas e o uso do EPI nesse caso é imprescindível para cuidar da saúde ocular.

Por isso, o incentivo aos óculos de proteção é essencial para evitar danos graves aos olhos.

Vale lembrar que existem diversos modelos de óculos de proteção hoje em dia e que são capazes de proteger contra impactos, luminosidade intensa e inclusive contra radiação ultravioleta.

 

2)   Fique atento ao tempo exposto as telas

 

Além dos trabalhadores em ambientes de produção, ficar atento aqueles colaboradores no escritório também é essencial, uma vez que ao ficarem expostos em frente aos computadores por muito tempo também podem ter sua saúde ocular afetada.

Nesse caso, manter uma distância entre a pessoa e a tela é recomendado, assim como pequenas pausas durante o dia para lubrificar os olhos.

Outro ponto importante é manter a limpeza dos equipamentos, pois o acúmulo de pó pode prejudicar a qualidade da imagem e exigir mais da visão também.

 

3)   Fique atento aos exames periódicos dos seus colaboradores;

 

E outra dica muito importante é se atentar aos exames periódicos dos seus colaboradores.

O aconselhável é que um exame de visão seja realizado ao menos uma vez por ano para que problemas oculares sejam diagnosticados de forma precoce e assim não afetem a saúde ocular da pessoa.

 

 

Nosso artigo foi útil para você? Caso ainda tenha dúvidas é possível tirar todas elas com a equipe especializada na Medvitae.

Compartilhar

Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp
Share on telegram
Share on email
Open chat
Posso Ajudar?